Informações

MÉTODO CONSULTORIA

Rua Tenente Portela, 131, Beira Rio

Pimenta Bueno/RO

Tel.: (69) 3451-2525

MARCO ANTÔNIO FORONI

(69) 9 8122-0166 

 

EUVALDO FORONI

(69) 9 8111-0873

ALEXANDRE FORONI

(69) 9 8111-8436

MAURO SOLEY

(69) 9 9991-4530

JOÃO ERMITA

(69) 9 9951-4602

CELLOS ERMITA

(69) 9 9962-1771

EUZEBIO CANI

(69) 9 8111-3370

OBERDAN P.  ERMITA

(69) 9 8111-8661

Euvaldo Foroni

EUVALDO FORONI

     No ano de 2000 a sociedade foi dissolvida, cabendo ao Sr. Euvaldo a Fazenda 3 Bacuris, localizada no município de Parecis, onde continuou desenvolvendo a atividade pecuária, transformando-a em um modelo e vitrine da pecuária de corte para a região, sede de seleção do Nelore 3B.

       O senhor Euvaldo Foroni, natural de São Roque-SP, formou-se em medicina veterinária pela USP - Universidade de São Paulo no ano de 1975, indo em seguida para o município de Porangatu/GO, onde implantou um projeto de arroz irrigado.

      Em 1982, o Sr. Euvaldo migrou para o recém criado estado de Rondônia, instalando-se no município de Pimenta Bueno, onde montou uma loja de materiais para construção e também administrou as fazendas da Método Agropecuária, sociede da qual era membro.

      Este pioneiro foi precursor da técnica do confinamento bovino no estado, confinando no início da década de 1990  os primeiros animais nas fazendas da Método Agropecuária.

     

FAZENDA 3 BACURIS

       Os primeiros animais da raça nelore adquiridos pelo Sr. Euvaldo foram trazidos de propriedades renomadas localizadas no estado de São Paulo, enfrentando todas as adversidades que incorria o transporte dos animais até a propriedade no ano de 1977.

       Desde então, deu-se início o trabalho de seleção dos bovinos, baseado fundamentalmente em características empíricas, como na avaliação do fenótipo dos animais e no descarte de fêmeas com baixo potencial leiteiro, ou seja, no descarte de matrizes que desmamavam bezerros leves, ulizando-se desse método até o final dos anos 90.

        A intensificação do processo de seleção dos animais Nelore 3B se deu a partir dos ano 2000, quando o produtor decidiu fazer parte do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN). Desta forma, seu rebanho de bovinos nelore passou a ser selecionado em função de características cientificamente comprovadas, resultando em grandes avanços no processo de melhoramento genético.

      No ano de 2003 o proprietário da Fazenda 3B passou a contar com ajuda do seu filho mais velho, Alexandre Foroni, zootecnista formado pela Universidade de São Paulo (USP), que passou a desenvolver atividades relativas ao processo de gerenciamento da fazenda e a partir de 2007, também pôde ter o auxílio de seu outro filho, Marco Antonio Foroni, formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), colaborando especialmente na execução de estratégias reprodutivas e da seleção do Nelore 3B. Atualmente o pecuarista também conta com a assistência de seu filho mais novo, Daniel Paro Foroni, formado em Gestão do Agronegócio e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), colaborando, especialmente, no exercício das atividades administrativas da fazenda.  

       

Sr. Euvaldo e sua esposa, Srª Dora, juntamente com os três filhos, Daniel, Marco Antonio e Alexandre (esquerda para direita), após reunião do planejamento estratégico dos negócios pecuários da família. 

        Além disso, o Nelore 3B, desde 2008, tem à disposição seu próprio laboratório de transferência de embriões, situado no Sítio Bela Vista que se localiza no município de Pimenta Bueno, estado de Rondônia. Nesta propriedade ocorre a multiplicação das melhores fêmeas do rebanho, por meio da técnica de transferência de embriões ou procedimento de fertilização in vitro, aumentando, assim, o número de descendentes dos animais identificados, criteriosamente, como geneticamente superiores. Desta forma, para aumentar a velocidade do aperfeiçoamento do Nelore 3B, o proprietário Euvaldo Foroni, conta com estratégias reprodutivas e de melhoramento genético de alta tecnologia.

      Conforme exposto, há 35 anos o pecuarista Euvaldo Foroni investe no melhoramento genético de seu rebanho bovino, seja por intermédio da aquisição de animais geneticamente superiores, seja por intermédio da seleção dos melhores animais Nelore 3B do rebanho e/ou pela incorporação de estratégias reprodutivas que alavancam a velocidade do processo de melhoramento genético do rebanho.

        É justamente o que há de melhor na genética da raça nelore, resultado de décadas de trabalho e investimentos, que este pioneiro leva todos os anos ao Leilão Amigos de Rondônia. Na sequência, apresentamos alguns animais Nelore 3B leiloados na edição de 2014.

      O produtor atualmente também utiliza o confinamento como ferramenta para aumentar a capacidade de lotação das propriedades. Seja no pasto ou no confinamento, o nelore selecionado com tanto critério vem demonstrado resultados superiores ano após ano, comprovando que os investimentos em genética se traduzem em maior rentabilidade.

CONFINAMENTO NO RANCHO ÁGUA CLARA

VISTA AÉREA DO RANCHO ÁGUA CLARA